sábado, 28 de março de 2009

Comunidades



"O grupo, a comunidade, constitui uma exigência humana. O homem, desde sempre, se reuniu para conseguir sua sobrevivência e desenvolvimento. A Igreja, criada com homens e para homens, não pode fugir dessa condição. O próprio ser Igreja é comunidade. A comunidade é uma exigência do ser cristão.


Se buscarmos nos Atos dos Apóstolos a descrição da Igreja nascente, escontraremos uma comunidade assídua à palavra dos doze, à comunhão fraterna, à fração do pão e as orações. Ele viviam em comum.


Percebe-se que as reuniões de comunidade não são uma invenção do Movimento.


O movimento encontrou na reunião de comunidade um meio prático que possibilita traduzir em dimensões tangíveis a visão da Igreja Universal. Na comunidade está a própria alma do movimento, onde habita o Espírito do Senhor. São as comunidades que vão dar vida ao Movimento, para ser fermento nos ambientes mais diversificados.


A reunião de comunidade, ao ir conseguindo a vivência verdadeira, continua, progressiva do fundamental cristão, vai garantir a autenticidade do Movimento. Não são as estruturas que vão dar vida ao Movimento.


É o Espírito que, através de comunidades vivas, vai dar, desenvolver e garantir a vida que o Movimento busca viver e transmitir como instrumento. As comunidades são o Movimento vivo. A reunião de comunidade torna realizável a vida em comunidade.


(...)"

(Diretrizes e Bases)




No DB vemos a importância das comunidades, não só no nosso movimento, como em toda a História da Igreja Católica, com isso pedimos que nessa semana possamos refletir sobre isso, sobre as comunidades e, em especial, sobre a nossa comunidade.


Imaginem se todos formássemos apenas uma comunidade, não teríamos espaço para compartilharmos a nossa vida, porque a comunidade exige isso, exige essa entrega para o grupo e isso só se torna possível em grupo menores.

As comunidades não podem ser mistas (meninos e meninas), porque somos diferentes e uma comunidade é necessário você poder se abrir, expor seus sentimentos, compartilhar da sua vida , etc.

Refletindo ainda sobre as comunidades, vamos pensando como está a minha comunidade, como foi a nossa vivência nesse ano que passou, certamente temos muito o que melhorar e a hora para essa melhora é agora...

As comunidades que ainda não tem nome ou santo padroeiro, está na hora de definirmos. Mas não apenas para ter um nome ou um santo, mas para poder viver essa comum unidade, para que possamos ser a alma do nosso movimento.


Abaixo, está a lista com as comunidade, aqueles que ainda não estão em alguma comunidade organizem-se logo.



GRILO (Gurizada Reunida Investindo na Liderança e Oração) - Santo: São Bento - Integrantes: Léo Correa(coordenador), Léo Amaro, Léo Tato, Pablo, Fabrício, Thiago Delaíde.

MADRUGAS (SEM SIGNIFICADO DEFINIDO) - Santo: SEM SANTO DEFINIDO - Integrantes: Fernando Fausto, Thales, Kleiton, Matheus, William.

MIGUELINOS (Seguidores de São Miguel) - Santo: São Miguel - Integrantes: Fernando, Vagner, Renato, Roger, Juliano, Felipe, Bernardo.

VIP'S (Verdadeiros Irmãos Perseverantes - Shalom) - Santo: São Bento - Integrantes: Jonathan, Talles, William.

NSF (Navegamos com o Senhor na Fé) - Santo: Nossa Senhora dos Navegantes - Integrantes: Killmarley, Lucas Baltazar, Lucas Pereira, Luiz Otávio, Felipe, Vinícius, José Diego, Daniel.

PULGA (Perseveramos Unidas Liderando com Garra e Amor) - Santo: São Francisco de Assis - Integrantes: Bruna, Pati, Lisi.

CHIQUINHAS DE ASSIS (Seguidoras de São Francisco de Assis) - Santo: São Francisco de Assis - Integrantes: Carol, Indi.

SEM NOME DEFINIDO - Santo: Santa Rita de Cássia - Integrantes: Bianca, Andressa, Vanessa Guerreiro, Kauana, Shaenia.

SOL (Senhor O Líder) - Santo: Santo Antônio - Integrantes: Danna, Jenifer, Maiara, Vanessa Machado, Taís.

TSCHE (Todas Sabemos, Chegou a Hora de Evangelizar) - Santo: Santo Antônio - Integrantes: Rafaela, Juliana, Patrícia Selau, Camila.

JESUS (Juntas Estamos Sendo Um Só) - Santo: SEM SANTO DEFINIDO - Integrantes: Élen, Katieli, Susana, Letícia. (SEM COORDENADOR DEFINIDO)

NATIVAS (Nossa Amizade Tá na Igreja e na Vida Ao Senhor) - Santo: Santa Rita de Cássia - Integrantes: Deise, Iriana, Gabriela, Francieli.

SEM NOME DEFINIDO - Santo: Nossa Senhora Aparecida - Integrantes: Tábata, Tatiane, Vanessa Pereira.

TRUFAS (Todas Rezando Unidas Fielmente Ao Senhor) - Santo: Santa Catarina de Alexandria - Integrantes: Bruna Lazarotti, Débora, Luana, Kauany, Cheila.

JEANS (Juntas Evangelizamos e Adoramos Nosso Senhor) - Santo: SEM SANTO DEFINIDO - Integrantes: Helen, Larissa, Bruna Matos, Daniella, Andressa Pires. (SEM COORDENADOR DEFINIDO)

IMPORTANTE: Todas as comunidades que estão com alguma informação faltando, enviar para o nosso e-mail (pequeno.nsf@hotmail.com)