sábado, 21 de março de 2009

O que é o CLJ?


O CLJ é um movimento de Igreja, constituído de jovens e adultos. Movimento que através de método próprio, busca criar comunidades jovens decididas a serem sinal evangelizador, especialmente sinal entre os jovens. Sinal nas famílias, nas comunidades eclesiais mais diversificadas, nos ambientes onde os jovens vivem e convivem. Sinal no meio do mundo. Movimento que, dentro desses objetivos, quer oferecer aos jovens condições para a realização de sua vocação pessoal.
O curso é o momento, destinado a jovens de 14 a 17 anos inclusive, a partir do qual, ingressam no Movimento aqueles que optaram. Desenvolve-se em três dias de palestras, debates, questionamentos, atos individuais e comunitários, que possibilitam o encontro do cursista consigo mesmo com Deus e com os outros. È orientado por jovens, adultos leigos e padres. Nenhuma descrição verbal pode oferecer uma imagem exata do curso. Para dimensioná-lo adequadamente é necessário vivê-lo.
O objetivo é a reestruturação da vida de cada um e de todos, sobre o verdadeiro eixo que é Jesus Cristo ressucitado, em seu mistério pascal. Integrar o jovem consciente e responsalvelmente na História da Salvação. Ajudar o jovem para que se projete como cristão na construção do mundo novo, do mundo de justiça e paz.
(Diretrizes e Bases do CLJ)