quarta-feira, 6 de julho de 2011

Entrega a mim Teu coração, e Teus olhos sempre guardem meu caminho


Pe. Livio Masuero


Retirei este versículo da última antífona da oração da manhã da festa que celebramos hoje: Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e esta festa, este versículo nos desafiam a meditar sobre o tema do nosso ano, porque no centro do mistério do mundo está Jesus Cristo. No centro do mistério de Cristo está a sua morte, coroada pela ressurreição. No centro do mistério de sua morte está seu amor, seu coração. São João nos diz que Deus é amor e que Ele manifesta este amor ao nos enviar seu Filho único para que o mundo tenha a vida por meio dele (cf. 1Jo 4,8-9).

Em Cristo, Deus assumiu a nossa condição humana, assumiu o nosso amor, assumiu o nosso coração. Na humanidade de Jesus, aparece o amor humano-divino de Deus por nós. Ele assumiu o nosso coração, para que pudéssemos assumir o seu amor. No Cristianismo, o amor de Deus é um amor encarnado, porque se manifesta no coração humano-divino de Jesus Cristo.

Caríssimos, Cristo assumiu o que é nosso, para que nós pudéssemos assumir o que é dele. Este amor encarnado de Deus continua se manifestando em nós. Por isto, são João continua dizendo: “amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus” (1Jo 4,7). Cristo quer continuar amando com o nosso coração. Colocou o seu coração em nós quer o nosso coração nele para amar com seu amor humano-divino toda a humanidade. Pede, então, um ato de entrega: “entrega a mim o teu coração”.

No AT já nos tinha sido prometido: “imprimirei a minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (Jr 31,33). A aliança que Deus faz com o seu povo constitui este povo como Povo de Deus. No coração de Cristo está um sonho. A História da Salvação é como uma grande peregrinação. Cristo vai a nossa frente nos conduzindo e quer atrás de si, um povo novo, um povo jovem, um povo que tenha o rosto e o coração de Cristo. E este coração está cheio de amor para a humanidade.

Ele renova, para cada um de nós, o seu convite: “entrega a mim o Teu coração”. Cristo quer tudo para nos dar tudo multiplicado ao infinito. Não tenhamos medo! Entreguemos a Ele o nosso coração e a nossa vida, e Ele nos abrirá os olhos e nos fará guardar o seu caminho: o caminho que é o ser cristão.

E o que significa ser cristão senão crer no amor de Deus por nós, e permitir a este amor expandir-se e suscitar uma resposta de amor?